RT Solutions TI

Dicas

 

  A RT SOLUTIONS TI, tem o imenso prazer de compartilha informações de estudos científicos de nossos setores de atuação para manter e preservar a segurança da maior rede de conexão do mundo a internet.

    A rede de conexão internet nos conecta a maior comunicação evolutiva de todos os tempos do qual podemos nos conectar a qualquer pessoa que tenha um dispositivo conectado à internet por meio de roteadores fornecidos pelas operadoras de telefonia e telecomunicações.

       Em pesquisa em fontes de sites de monitoramento da segurança nacional,  internacional e através de nosso conhecimento absorvido por grandes empresas como a Cisco e Microsoft do qual temos o prazer imenso de ser parceiros e participar de cursos e palestras dessas grandes potências no mundo da tecnologia, temos a satisfação de compartilhar informações ao público de como se sentir seguro e analisar qual é o melhor meio de interagir com possíveis ameaças que podem atrapalhar a nossa rotina de trabalho no dia a dia ou seja impactando o colaborador, diretor ou usuário na estação de trabalho de trabalhar em seu computador com segurança e agilidade e para ainda mais fornecer aos nossos clientes segurança e satisfação com o nosso atendimento.

    Temos algumas ferramentas públicas e gratuitas para que você possa instalar em seu computador para verificar se existe algum vírus ou algum erro de segurança em sua rede corporativa de trabalho, com o resultado das ferramentas pode se concluir que sua empresa está apta e segura para trabalhar ou analisar que sua empresa necessita de um profissional ou consultoria de TI para apoiar com as preventivas, decisões e suporte tecnológico em seu ambiente de trabalho compartilhado.

Microsoft Baseline Security Analyzer

IntroduçãoO MBSA (Microsoft Baseline Security Analyzer)  é uma ferramenta fácil de usar, criada para profissionais de TI, que ajuda empresas de pequeno e médio portes a determinar o estado de sua segurança de acordo com as recomendações de segurança da Microsoft e oferece diretrizes de atualizações específicas. Aprimore o processo de gerenciamento da segurança usando o MBSA para detectar erros comuns de configuração relacionados à segurança e atualizações de segurança que estão faltando nos seus sistemas de computador.

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=en&familyid=02be8aee-a3b6-4d94-b1c9-4b1989e0900c

    Previna-se contra as ameaças, instale os aplicativos de verificação da saúde do seu computador, rastreador de virus e antivirus.

Algumas de nossas dicas:

1 – Rastreador de virús.

2 – Desfragmentandor e correção de erros do sistema operacional windows.

3 – Antivirus ativo e monitorando seu uso de internet e arquivos.

Clique e instale>>

Vamos agora partilhar um pouco de algumas ameaças que podem comprometer seus dados em sua empresa ou seu computador de uso doméstico.

ATAQUES:

-DICIONARY ATTACK: este tipo de ameaça gera tentativas de invasão em contas pessoais como instituições financeiras, contas de e-mail, contas de rede social.

-FORÇA BRUTA: este tipo de ameaça gerar tentativas de quebra de senha de um possível usuário agindo de má fé dentro de uma empresa com o objetivo alterar senha de dispositivos finais.

-RAINBOW TABLES

PROGRAMA DE QUEBRAS DE SENHA

-JOHN-1.8.0 OU JOHN THE RIPPER

Alguns sites abaixo podemos monitorar e entender melhor, como podemos aplicar segurança em nossa empresa ou computador que utilizamos em nosso dia a dia, regras de uso com dados da empresa, avisos do mundo inteiro sobre o que está acontecendo na internet e boas práticas de segurança digital.

site de teste de segurança de senhas
https://howsecureismypassword.net/

site gerador de senhas
https://privacycanada.net/strong-password-generator/

O padrão ISO 27000 é um bom exemplo dessas iniciativas internacionais.
http://www.27000.org/

banco nacional de dados de vulnerabilidade
https://www.cvedetails.com/

monitoração em tempo real de ataque cibernético
https://www.honeynet.org/node/960

compartilhamento de inteligência cibernética
https://www.infragard.org/

Novas lei de segurança digital
https://www.isaca.org/credentialing/cybersecurity/csx-packet-analysis-certificate

Hoje sabemos que a segurança sobre a internet aumentou e a cada dia está se tornando mais segura, mas sabemos que se não estamos preparados para o que há de novo, não conseguiremos acompanhar essa evolução, ainda que a internet esteja segura sempre haverá alguém interessado em competir contra os conhecimentos dos profissionais que praticam o bem. Abaixo temos um exemplo de software de uma indústria dos (USA) Estados Unidos que sofreu um grande ataque em seu software de monitoramento de energia elétrica, causando informações falsas e confundindo os conhecimentos dos cientistas.

Software Scada freeware (gestão de energia elétrica)
SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition, Controle de supervisão e aquisição de dados)

Para entender melhor sobre o que ocorreu, leia o conteúdo no site do G1:

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/11/hacker-teria-destruido-bomba-hidraulica-apos-invadir-sistema.html

Algumas de nossas dicas:

1 – Garanta seus backup, cópias de arquivos em excesso nunca é demais.

2 -Tenha um bom firewall configurado em sua rede para evitar ataques.

3 – Sempre execute software de limpeza do windows e desfragmentação, isso ajuda a manter ainda mais a saúde e vida do seu computador.

Clique e instale>>